ANTROPOSOFIA

"Compactuar com a matéria, significa triturar Almas;
Encontar-se em Espírito, significa unir pessoas;
                                 Contemplar-se no Ser Humano, significa construir Mundos."                                                                                                                                                           (Rudolf Steiner)
ANTROPOSOFIA

A Antroposofia (anthropos = homem e sofia = sabedoria) é uma ciência desenvolvida a partir dos conhecimentos elaborados pelo filósofo e pesquisador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) sobre o ser humano, a natureza e o cosmo. Nela, o homem é compreendido como um microcosmo em íntima relação com o macrocosmo, sendo percebido na sua dimensão integral como um ser dotado de uma corporalidade, de uma vida psíquica e de uma identidade. A partir dessa visão, a Antroposofia pode ser ampliada nas diversas áreas de saúde (Medicina, Educação Física, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia), nas artes (pintura, escultura, canto, arte da fala, teatro, eurritmia) e em várias áreas do conhecimento: Pedagogia, Economia, Sociologia, Administração, Arquitetura, Agricultura, Biologia, Astronomia, Matemática e Geologia.

MEDICINA ANTROPOSÓFICA
A Medicina Antroposófica surgiu por volta de 1920, na Europa Central, sendo estruturada a partir da iniciativa da médica Ita Wegman (Krawang- Indonésia – 1876/ Arleiheim-Suíça-1943), como uma ampliação da medicina acadêmica. Além das informações pesquisadas pela medicina alopática, toda a vida individual da pessoa se faz importante para a compreensão do seu desequilíbrio (doença), como, por exemplo, sua constituição, seu temperamento, sua forma de interagir com o mundo, sua biografia...
O homem é percebido como um ser em desenvolvimento físico, anímico e espiritual, podendo ser acompanhando por suas transformações ao longo do tempo (infância, adolescência, vida adulta e velhice). A Medicina Antroposófica busca o equilíbrio do ser humano como um todo, abrangendo seus aspectos físico, emocional e individual. O tratamento baseia-se na utilização de medicamentos obtidos dos três reinos da natureza (mineral, vegetal e animal), que são preparados por processos farmacêuticos próprios da Antroposofia e outros (homeopáticos e fitoterápicos), além de outros recursos terapêuticos com base antroposófica. Assim, a partir de uma imagem ampliada do homem sadio e doente, a Medicina Antroposófica e sus terapias vêm enriquecer os recursos diagnósticos terapêuticos, contribuindo, assim, para uma forma mais humanizada na arte de curar.



Os desafios de Rudolf Steiner parte I


Os desafios de Rudolf Steiner parte II


TERAPIAS ANTROPOSÓFICAS
As terapias antroposóficas são utilizadas como recursos terapêuticos complementares à medicação ou como princípios de salutogênese. São constituídas pela Terapias Externas (banhos, fricções, enfaixamentos e compressas), Massagem Rítmica, Quirofonética, Terapia Artística (pintura, modelagem e desenho com enfoque terapêutico), Terapia Biográfica , Terapias ligas à Música (Cantoterapia e Musicoterapia) e ao Movimento (Euritmia Curativa).



OUTRAS ÁREAS DE CONHECIMENTO

De acordo com a visão antroposófica, várias outras áreas de conhecimento se desenvolveram. Na educação, a Pedagogia Waldorf e a Pedagogia Curativa. Através da Fonoaudiologia e Fisioterapia, trabalhar  A Reorganização Neurofuncional (Método Padovan). Na visão econômica, administrativa e social, a Pedagogia Social. Na agricultura, a Agricultura Biodinâmica. Outras áreas da ciência, como Arquitetura, Matemática, Biologia, Astronomia e Física também podem ser enriquecidas a partir da Antroposofia.